Praia de Pocitos, Montevideo, Uruguai

Pocitos é um bairro de classe média-alta da cidade de Montevidéu. Considerado por muitos montevideanos o “bairro da moda”, nele estão localizados vários cafés e restaurantes chiques. Um dos locais mais freqüentados e privilegiados da cidade também se localiza aí: a famosa praia de Pocitos. A orla do bairro também é muito utilizada pelos moradores para caminhadas, para passear com seus cães, paquerar ou simplesmente para tomar mate e ver o pôr-do-sol.
O bairro Pocitos está localizado às margens do rio da Prata, em torno à praia de mesmo nome. Essa praia deve seu nome à época em que as lavadeiras iam até ela, aproveitando suas areias limpas para lavar a roupa, fazendo poços. Como muitosa barrios montevideanos, teve sua origem como um povoado independente, logo absorvido pelo crescimento da cidade.


Playa de Pocitos in Montevideo

Caracteriza-se por uma arquitetura de edifícios com 10 a 15 andares que rodeiam o estuário do Rio da Prata, especialmente em torno da praia, convivendo com algumas casas antigas, ainda que em 2007 já não há mais do que algumas poucas casas devido à pressão imobiliária e o alto valor dos terrenos. Cada vez mais está se transformando em um lugar autônomo do centro da cidade, com todos os serviços comerciais, bancários e profissionais imprescindíveis para seu funcionamento. No que diz respeito à gastronomia, se destaca pela grande variedade de lugares especializados em diversos tipos de comida internacional e típica de diferentes países. Além de sua variada rede comercial, possui dois grandes centros comerciais que agrupam centenas de lojas de alto nível. Com cerca de 70 mil habitantes, é o bairro mais densamente povoado de Montevidéu.

Related posts

Leave a Comment