Pelourinho em Itanhaém (SP)

O pelourinho é o marco da fase da colonização, tempo que a vila de Nossa Senhora da Conceição havia se tornado “Cabeça de Capitania”. Alguns historiadores se referem ao pelourinho sendo da época em que o aldeamento havia ganhado o status de “vila”, pois para tanto, tinha que ter presentes uma igreja, uma cadeia, pelourinho ou forca.
Em algumas notações de jornais antigos (1948-Correio do Litoral-Setembro), cita um documento escrito por Benedito Calixto, sobre uma entrevista que o ilustre pintor fizera a uma escrava já muito idosa, em que ela confirma o local do pelourinho no então “Areal” (onde é hoje a Praça Carlos Botelho).


Pelourinho de Itanhaém in Brazil

A citação é verídica, pois, Calixto, quando pintou seu quadro “A Villa de Itanhaém”, colocou em primeiro plano a região do areal, com ruínas do que então seria o pedestal do pelourinho. O mesmo quadro confunde a figura em frente à Casa de Câmara e Cadeia (que na verdade é um lampião de iluminação pública) com o pelourinho.
Em alguns projetos de reurbanização da Praça Narciso de Andrade, cogitaram a “devolução” do pelourinho ao seu local de origem, sendo defronte à Cadeia; na verdade, o pelourinho esteve ereto no “Areal”, saindo de lá, em pedaços, para o Convento, durante a dinamitação de um pequeno “braço” do morro do Itaguaçu, para a passagem a estrada de ferro (1908-10), perdendo-se também os vestígios do que outrora havia sido a primeira ladeira, com 83 sinuosos degraus, para se alcançar o Convento. OUTROS MONUMENTOS: São Francisco de Assis – Morro do Sapucaitava São Cristóvão – Trevo de Entrada no bairro do Suarão.

Related posts

One thought on “Pelourinho em Itanhaém (SP)

  1. Lembro hoje, que por volta de 1971/72 tiraram a coluna pelourinho de Itanhaém da Praça ao lado da Câmera, Prisão, e Igreja. levaram para o alto do Convento e disseram na época que era para proteger contra a degradação. hoje ele deve estar sobre responsabilidade do IPHAN. saiba os senhores que a coluna que chamamos de Pelourinho, tem um significado Histórico para o Povo Brasileiro. parece que as Autoridades do Município querem esconder a nossa História. muitos seres humanos foram Amarrados, Castigados e Mortos nos pés dessas Colunas nesse Brasil Adentro. não entendo porque os integrantes da Câmara Municipal da nossa querida Cidade de Itanhaém, não fazem uma Lei para que a Prefeitura DEVOLVA a coluna Pelourinho ao lugar de sua Origem que é a praça Pública. naturalmente de forma PROTEGIDA e com vidro a prova de bala, já que esta coluna PERTENCE ao MUNICÍPIO. saiba os senhores que os Pelourinhos nas cidades em Portugal são de responsabilidade Municipal. ele representava a Autoridade e a Jurisdição Municipal. TEMOS UMA DÍVIDA ETERNA PARA COM NOSSOS IRMÃOS AFRO-BRASILEIROS. é preciso haver um grande movimento muito forte envolvendo toda a população, instituições e autoridades da nossa Cidade de Itanhaém no sentido de resgatar o Pelourinho ao seu lugar de origem. BRASIL SEMPRE.

Leave a Comment